Conhecer as opções de trilhas na Table Mountain pode ser essencial na hora de planejar a sua viagem. 

Principalmente porque uma vez por ano o Cable Car, como é conhecido o bondinho que sobe até o topo da montanha, entra em manutenção. Em 2019, ele fica fechado de 8 de Julho até 18 de Agosto. 

Isso significa que a única maneira de conhecer o maior cartão postal da África do Sul é subindo por uma trilha. 

Existem pelo menos 5 opções de caminhos mapeados, de variados níveis de dificuldade e extensão. Neste artigo, vamos falar das duas opções mais usadas pelos turistas: a Trilha Platteklip Gorge e a Trilha Skeleton Gorge. 

Mas antes de falar especificamente sobre os caminhos, vamos a algumas recomendações gerais 🙂

O que levar em conta antes de fazer hiking na Table Mountain?

Antes de sair super animado para fazer a trilha rumo à Table Mountain, certifique-se que você tomou todos os cuidados necessários para evitar surpresas desagradáveis ao longo do caminho e para estar preparado, caso elas aconteçam. 

Afinal, lembre-se que trilhas envolvem alguns riscos.  Fizemos uma checklist com tudo o que você precisa estar de olho. 

Seguro Saúde

Nem pense em ir fazer uma atividade dessas sem antes contratar um seguro viagem. É MUITO importante para que você fique assistido caso aconteça algum problema. 

Se você ainda não fez o seu, é só clicar aqui, comparar opções de diversas seguradoras e aplicar o cupom CAPETOWN5 para ganhar 5% de desconto 🙂

Horários e temperatura

De preferência, comece a trilha pela manhã, bem cedo. É essencial que você cheque a previsão do tempo para ter um pouco mais de certeza sobre as condições climáticas e a visibilidade do topo da Table Mountain. O dia ideal é sem nuvens! 

O site oficial te dá todas essas informações. Cheque antes de começar a trilha! 

Não vá sozinho(a)

Mesmo que esteja viajando sozinho(a), tente encontrar um grupo para acompanhar ou convide pessoas do hostel (por exemplo) para ir junto com você. Ajuda na motivação e torna o passeio mais divertido e seguro, né? 

Não invente

Basicamente, siga as trilhas recomendadas pelo parque. É importante que você também não pegue atalhos se não souber onde eles te levarão.

Se você tiver com chip local, vai ter sinal de celular durante toda a trilha. Então, se ficar com alguma dúvida, é só acessar o Google Maps e se localizar!

Itens essenciais

Para o seu conforto, se preparar para fazer uma trilha na Table Mountain é muito importante. 

Não esqueça de levar: bastante água, lanchinhos, protetor solar, boné ou chapéu, roupas e calçados bem confortáveis, câmera fotográfica e um agasalho (sim, especialmente no inverno, o frio lá em cima é t-e-n-s-o). 

Leia mais: 7 dicas para aproveitar ao mãximo a Table Mountain

Agora que você já sabe todos os cuidados que precisa tomar, vamos aos caminhos mais populares. 

Trilhas na Table Mountain – Platteklip Gorge

Ela é a mais popular entre os que decidem fazer hiking na Table Mountain. Talvez por ser a mais direta e também segura. 

Mas a subida não deixa de ser um grande desafio, como você pode imaginar. Pensa: são mais de 1080 metros de altitude, com caminhos formados por por degraus irregulares feitos nas pedras ou resultados da ação do tempo no relevo.

Como chegar?

Para chegar onde a trilha começa, na base da Table Mountain, você pode pegar o ônibus MyCiti (107) e saltar na estação Kloof Nek.

Outras opções para chegar até o início da trilha são pegar o ônibus de turismo Cityseeing ou com um Uber.

O local é bem fácil de ser encontrado, mas se ficar com alguma dúvida é só perguntar qualquer uma das pessoas que trabalham por ali. 

A trilha

O tempo de subida varia de acordo com o seu condicionamento físico e ritmo, mas os relatos mais comuns são de pessoas que demoraram 2h30, mais ou menos. 

A subida é praticamente paralela ao bondinho.

Clique aqui e confira a experiência de outros viajantes na trilha.  

Trilhas na Table Mountain – Skeleton Gorge

A trilha de Skeleton Gorge te leva pelo lado da Table Mountain, oferecendo cenários de muita natureza e belas vistas do interior na subida para a cidade.

Como chegar?

Essa trilha já começa bem natureza! Sua entrada é no Jardim Botânico, o Kirstenbosch Garden. Ouvi dizer que se você chegar por lá antes do parque abrir oficialmente, ou seja, antes das  8h, você não vai precisar pagar entrada, mas não sei se é verdade! (se testar, me conta?) 

A trilha

Apesar de ser bastante extensa (umas 4h, no mínimo), a trilha é bem preparada para que pessoas de diferentes níveis de condicionamento possam subir. Em alguns lugares onde a escalada seria mais difícil, existem escadas feitas com troncos de árvores.

Elas podem ser bem desafiadoras para quem tem medo de altura.

No inverno, de junho a agosto,  a rota fica muito úmida e é preciso redobrar o cuidado, especialmente depois de chuvas. Ao mesmo tempo, ela oferece pequenas cachoeiras e cascatas para você admirar.

Dentro da trilha, é possível fazer um pequeno desvio a meio caminho leva a uma “praia”.

Só por precaução, vale deixar o número de emergência da Table Mountain no seu celular, né? Então anota aí: 021 948 9900

Roteiro de 7 Dias em Cape Town

Quer otimizar a sua viagem com um roteiro completo de 7 dias em Cape Town? Clique aqui e confira! 

Aluguel de Carro em Cape Town

Para comparar as melhores opções, clique aqui. 

Hospedagem em Cape Town

Cadastre-se e ganhe até R$ 170 de desconto na sua primeira hospedagem no Airbnb. 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *