Pra quem está planejando viajar até o extremo sul do continente Africano, esse artigo vai mostrar as 7 melhores atrações gratuitas de Cape Town.

Fato é que a Cidade do Cabo vem ganhando cada vez mais espaço nos mapas mundiais de cidades turísticas.

O avião lotado saindo do Brasil e a quantidade de turistas passeando por lá são prova disso. Vi muitos europeus, asiáticos e uma quantidade bem grande de indianos.  

E é fácil descobrir porquê: a beleza natural do lugar é visível.

Os pontos turísticos são todos muito bem conservados e organizados – talvez seja até herança da Copa do Mundo de Futebol, que aconteceu na África do Sul em 2010.

As atrações também atendem todos os gostos: de bons restaurantes até programas radicais, passando pela fofíssima Boulders Beach, a famosa praia dos pinguins.

Até os programas gratuitos são super diferentes e bacanas de serem feitos.

Por isso, separamos as melhores opções para você não precisar mexer no bolso e sentir que tá valendo muito à pena!

Aqui só tem aquelas atrações gratuitas de Cape Town que não podem ficar de fora do roteiro, sabe?

#1 Victoria & Alfred Waterfront

Esse porto super charmoso, rodeado por lojas,  shoppings e ótimos restaurantes é diferente de tudo o que eu já havia visto na vida. Não tem nem como compará-lo com outro lugar.

 melhores atrações gratuitas de Cape Town - Waterfront

Pra você ter uma ideia, o V&A Waterfront é a atração mais visitada da África do Sul, ficando na frente do famosíssimo Krugger Park e da Table Mountain.

O nome do local foi uma homenagem à rainha Victoria e ao seu filho Alfred, que colocou em 1860 a pedra inicial no porto.

Já visitei o V&A algumas vezes e em cada uma delas, tive uma experiência única e especial. Já me perdi no meio das lojas maravilhosas de souvenirs e admirei a performance de vários artistas locais.

Também troquei dólar e me surpreendi com a quantidade de restaurantes lindos.

Acho que precisaria de umas 10 vidas para conseguir comer em todos que foram parar na minha lista.

Por lá, você também pode passear de roda gigante ou jogar xadrez de um jeito diferente.  

melhores atrações gratuitas de Cape Town - Xadrez no Waterfront

Esse é um daqueles lugares que não dá pra cansar, porque a cada visita, você descobre um novo cantinho, sabe?

E se você simplesmente quiser sentar em algum banco pra bater um papo enquanto aprecia a vista, também pode!

#2 Long Street

A Long Street está para Cape Town assim como a Lapa está para o Rio e a Vila Madalena está para São Paulo.

melhores atrações gratuitas de Cape Town - Long Street

Principalmente de sexta a domingo, essa rua cheia de bares e boates, fica bem movimentada. Pra quem quer conhecer um pouco da noite sul africana, não tem lugar melhor.

Nós andamos por toda a rua até escolher onde ficaríamos. Subimos por um lado e voltamos pelo outro, para “conhecer“ todas as opções.

E tem de tudo: pubs com uma cara irlandesa, boates, bares com música ao vivo e artistas locais e casas noturnas. Alguns lugares cobram a entrada e outros não.

Apesar do Apartheid ter terminado há alguns anos (em 1991, não tem tanto tempo assim), as marcas dessa divisão parecem ser bem claras até mesmo na Long Street.

De um lado, boates com músicas (bem boas, por sinal) que eu definiria como um reggaetton africano e frequentadas quase que em sua totalidade por negros.

Do outro, pubs que pareciam se inspirar em lugares e em tendências da Europa, com predominância esmagadora de clientes brancos.

Visitei dois lugares na Long Street:

  • Beerhouse: como o próprio nome já diz, o forte nesse pub-bar-boate (sim, dá pra ser tudo isso em um lugar só) é a cerveja. O cardápio tem centenas de opções e vai causar probleminhas pra quem tem dificuldade em decidir. Nós experimentamos uma cerveja de café, que tem o gosto bem forte e a tradicional Ginger Beer, de gengibre, que tem o sabor bem refrescante.

O espaço é dividido em vários ambientes: umas mesas ao ar livre na sacada, com cara de bar; outras do lado de dentro, com uma pegada de pub e ainda um espaço igual ao de uma boate, com luzes e DJ. No dia em que fomos, tocou até Me Deu Onda e Olhaaaaa a Explosão, acredita?

A entrada na Beerhouse é gratuita e você só paga o que consumir. Não esqueça de levar o seu passaporte, porque os seguranças pedem na entrada.

  • Bar com Sinuca: no início da semana a maioria das casas noturnas fica fechada na Long Street. Então, optamos por conhecer um bar e jogar sinuca. A entrada também foi gratuita e só pagamos o que consumimos, além das fichas.  

Se você gostar de um souvenir, durante o dia também pode passear pela Long Street e entrar nas várias lojinhas para ver lembranças típicas da África do Sul.

#3 Old Biscuit Mill

A The Old Biscuit Mill é uma feirinha que tem de tudo! As opções gastronômicas são infinitas e incluem pratos típicos do mundo inteiro. Fica até difícil escolher.

melhores atrações gratuitas de Cape Town - The Old

Dá pra ver toda a comida sendo preparada, em um processo bem artesanal e caseiro.

Se você não se importar em comer em algo que eu chamaria de “praça de alimentação” da feira, é só dar uma volta, escolher qual vai ser o seu pedido e matar a fome.

Agora, se quiser entrar em um dos poucos restaurantes do espaço e comer algo mais chique, é preciso ligar fazendo uma reserva.

Eles ficam sempre cheios e entrar na hora é simplesmente impossível.

Além da parte gastronômica, você também vai encontrar muito artesanato, souvenirs e até roupas por lá.  Também tem uma parte com uma pegada mais natural, reservada a alimentos saudáveis, essências, plantas e remédios homeopáticos.

Pra conseguir melhores preços, dá pra pechinchar um pouquinho, mas os vendedores são bem ruins de jogo. Talvez até porque o local receba milhares de turistas todos os finais de semana.

O maior ponto de atenção é que a Old Biscuit Mill só abre aos sábados, das 9h às 14h. E olha, não tem como ir até Cape Town e não dar uma voltinha nesse espaço.

Por isso, assim que souber a data da sua viagem já deixe a manhã e parte da tarde reservadas para ir até lá.

Ah, e vá em jejum, por favor!

#4 Lions Head

Esse era uma daquelas atrações gratuitas de Cape Town que estavam no nosso roteiro mas que a gente não tinha tanta certeza assim se faria.

Pelo que a gente tinha lido, parecia ser uma trilha mais pesada mas que nos recompensaria pela vista, se o dia estivesse bonito.

E não deu outra…

Decidimos ir para a trilha da Lions Head lá pelas 16h para ver o pôr-do-sol do alto. No geral, a trilha tem um nível intermediário de dificuldade, mas no finalzinho, tem algumas partes bem complicadinhas, em que você precisa – literalmente – escalar.

Pra chegar até o topo, existem dois caminhos: um para turistas, que é mais fácil, um pouco mais longo e cheio de escadas e ganchos de escalada; e outro para quem realmente curte uma aventura e um programa radical, com um nível mais alto de dificuldade.

Por incrível que pareça, vimos várias pessoas indo por ele, incluindo uns praticantes de Le Parkour.

Depois de mais ou menos 1h20 de caminhada, chegamos ao topo da Lions Head e nos surpreendemos com a vista.

Na minha opinião, a mais bonita de Cape Town, ficando na frente, inclusive da Table Mountain.

Lá pelas 18h15, vimos o sol se pôr lá de cima. Um visual incrível, de realmente ficar sem palavras!

melhores atrações gratuitas de Cape Town - Lions Head

Logo depois, nos preparamos para descer para que ainda desse tempo de aproveitar um pouquinho da luz. A gente não tinha levado lanternas, então, improvisamos com as do celular.

O bom é que todas as pessoas que estavam lá em cima para ver o pôr-do-sol desceram praticamente na mesma hora, então, também dava para aproveitar a luz da lanterna do coleguinha, rs

Para esse passeio, vá com tênis e roupas bem confortáveis. Não esqueça de passar protetor solar e também leve um casaco porque lá em cima venta bastante.

E nunca é demais lembrar que é bom levar bastante água.  

#5 Greenmarket Square

É um mercado livre que fica em uma praça no centro de Cape Town, bem pertinho da Long Street. Por lá, dá pra encontrar uma variedade muito grande de produtos típicos africanos e mais souvenirs.

melhores atrações gratuitas de Cape Town - GreenMarket

Essa feirinha tem um ar mais hippie contrapondo as lojas mais sofisticadas do V&A Waterfront.

Caso fique interessado em algo, nunca-jamais aceite o primeiro valor que o vendedor te passar.

Aqui é o lugar em que você pode pechinchar, até chegar no valor que acha justo pagar pelo item que escolher!

Como a feira também é visitada por muitos turistas, eles acabam jogando o preço lá no alto. Consegui diminuir alguns valores em 50%.

Você pode aproveitar a ida ao Greenmarket para se sentar em um dos restaurantes que ficam em volta da praça e são bem agradáveis.       

#6 Sea Point

Nada mais é que um calçadão beirando a orla. O espaço ao ar livre é bem legal para fazer uma caminhada ou correr e, com certeza, é uma das atrações gratuitas de Cape Town.

Pra quem quiser se exercitar, também pode usar uma academia ao ar livre.

Também é em Sea Point que ficam esses óculos gigantes e a foto no melhor estilo turista não pode faltar por lá.

melhores atrações gratuitas de Cape Town - Sea Point

Seguindo pelo calçadão, você vai encontrar algumas piscinas públicas no final de Sea Point.

Qualquer um pode ir se pagar a entrada, que custa entre R$5 e R$7. Pra quem quer pegar um sol, essa é a melhor opção, porque a água do mar em Cape Town e toda a região é muito gelada!

#7 Bo-Kaap

Se você estiver com um tempinho sobrando no seu roteiro, vale à pena incluir uma voltinha pelo bairro muçulmano de Bo-Kaap para conhecer essa rua cheia de casinhas coloridas e fofas.

melhores atrações gratuitas de Cape Town - BooKaap

Em 30 minutos, dá pra caminhar pelas ruas, bater umas fotos divertidas e também conhecer algumas lojinhas que tem itens diferentes das do Waterfront.

Se quiser aproveitar a viagem, Bo-Kaap também fica bem perto da Long Street.

É bem tranquilo ir a pé, e aproveitar para ver umas lojinhas de souvenir bem legais por lá e depois, no Greenmarket.

Além das atrações gratuitas de Cape Town, tem muito mais coisa para conhecer!

Para se planejar e não deixar de fazer nada por falta de dinheiro, clique aqui e baixe essa planilha financeira completa com os custos de viajar para a Cidade do Cabo!

2 pensamentos sobre “As 7 melhores atrações gratuitas de Cape Town”

  1. Pingback: Números do turismo na Cidade do Cabo, a queridinha dos brasileiros

  2. Pingback: Onde ficar em Cape Town? Descubra a melhor opção para você.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *